Novo Acadêmico: José Jefferson da Silva

O professor e pesquisador José Jefferson da Silva, mais novo integrante da Academia Tourense, possui especialização em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica pelo IFRN (2021) e em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023). Licenciado em Física pelo IFRN (2019) e em Matemática pela UNOPAR (2024). 

Possui experiência no ensino de Física e Matemática, com ênfase em metodologias inovadoras e práticas laboratoriais voltadas para a Educação Básica. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física e Matemática, Atividades Laboratoriais  e Educação interdisciplinar.

Atualmente, é professor de Física  na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria, no Rio Grande do Norte. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica, ambos pelo IFRN - Campus João Câmara. Também possui experiência como professor de Matemática no Centro Educacional Crescer Interativo, onde desenvolveu estratégias didáticas voltadas para a contextualização e a aplicação prática dos conteúdos matemáticos.


 

Bolsista CNPQ Apoio Técnico a Pesquisa - AT (Quota) - 1,- UFRN, Representante da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) ,  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) .  Obteve o 1 lugar na Sessão Coordenada da área de Ciências Exatas e da Terra (Física), na modalidade Resumo Expandido - Apresentação Oral, durante a V EXPOTEC do IFRN Campus João Câmara.

Atua como Parecerista na Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), e na revista científica SOMMA, do Instituto Federal do Piauí. Em 2023, ministrou aulas voluntárias de Física para o ENEM em parceria com a Academia Tourense. 

Acadêmico Francker: futuro doutor em geografia 

Nosso membro Francker Duarte de Castro foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para cursar doutorado.

A aprovação ocorre no âmbito do eixo temático de pesquisa “Dinâmica Geoambiental, Riscos e Ordenamento do Território“.

De acordo com Francker, "Meu projeto de pesquisa buscará analisar os riscos de inundações e as vulnerabilidades socioambientais do Município de Touros".

A Academia Tourense parabeniza seu associado e deseja sucesso nesta nova fase de sua carreira acadêmica e científica. Orgulho e inspiração para o povo tourense.